(32) 3015-1531 - (32) 99943-7468
   adequaacessibilidade@gmail.com

CLÍNICA


A Adequa, localizada em Juiz de Fora, conta com uma equipe interdisciplinar, especializada no atendimento ao paciente neurológico. Contamos com um espaço moderno e equipamentos inovadores,  utilizando técnicas  baseadas em evidências para oferecer tratamentos específicos na área de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia.

 

EQUIPE 

Eduarda Maciel de Moura
CREFITO 4 - 221.569 - F
FISIOTERAPEUTA
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Jussara Britto
CREFITO 4 - 30.741 F
FISIOTERAPEUTA
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Salete Antunes
CREFITO 4 - 11.396 F
FISIOTERAPEUTA
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Sandra Helena Pinto
CRF 4215
FONOAUDIÓLOGA / PSICOPEDAGOGA
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Clarissa Fava S. Reis
CRP - 35.081/04
PSICÓLOGA
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ABORDAGENS 

FISIOTERAPIA PELO CONCEITO BOBATH

O tratamento neuroevolutivo Bobath prioriza a melhora da capacidade funcional da criança, isto é, independência cada vez maior na sua rotina de vida diária. A terapia éespecializada no tratamento de distúrbios de função, movimento e controle postural, os quais foram causados por uma lesão no sistema nervoso central. O objetivo do tratamento é obter mudanças no tônus postural e padrões de movimentos, para possibilitar torna-los mais úteis e eficientes, através da prática e do aprendizado. As sessões visam ajuste postural em resposta as modificações do ambiente e as mudanças funcionais, além de motivar orientação de tarefas e funções.

TERAPIA INTENSIVA PELO MÉTODO PEDIASUIT

 O conceito básico do Pediasuit é a criação de uma unidade de suporte para o corpo, estabelecendo alinhamento biomecânico e descarga de peso que são fundamentais na normalização do tônus muscular, da função sensorial e vestibular. No protocolo utilizamos, uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica, consistindo em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados, que são interligados por tracionadores elásticos e emborrachados.

O tratamento poderá ser executado em módulos intensivos e semi-intensivos.

Contamos com equipe interdisciplinar incluindo fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia e psicologia.

Os atendimentos são realizados em sessões com duração de 1 a 3 horas.

Os programas intensivos são realizados com duração mínima de 2 horas diárias pelo período de até 4 semanas.

No tratamento intensivo, é possível montar um programa interdisciplinar, de acordo com a demanda do paciente.

Elaboramos programa de reabilitação intensiva, de acordo com diagnóstico, idade, habilidade motora e alterações ósseo musculares associadas. 

INTEGRAÇÃO SENSORIAL

Somos expostos a diversos estímulos sensoriais em formas e intensidades variáveis. Algumas crianças apresentam grande dificuldade em processar esses estímulos de forma adequada, o que pode levá-las a reações motoras e/ou comportamentais que não se ajustam as atividades exigidas em sua rotina familiar, escolar e social. Essa dificuldade no processamento das informações sensoriais, chamada de Disfunções da Integração Sensorial, frequentemente associados com déficits no processamento vestibular, visual, tátil e proprioceptivo sendo identificados através de avaliação específica e abordagem de intervenção em espaço terapêutico com equipamentos Suspensos, brinquedos, jogos, materiais de diferentes texturas, pesos e tamanhos.

ESTIMULAÇÃO VISUAL

A habilidade visual pode ser desenvolvida com um programa sequencial de exigências visuais, e a isto chamamos ESTIMULAÇÃO VISUAL. Para tanto, os estímulos visuais devem ser aumentados e intensificados. Se prevê estímulos repetitivos e devem ser dados em maior quantidade as que comumente é oferecido. A eficiência visual está relacionada a inteligência geral, a motivação, a estimulação visual, as influências do entorno e com a própria individualidade da criança e sua capacidade pessoal.

TEACCH

O Teacch é um programa desenvolvido para atender autistas e outros casos que possam apresentar no distúrbio no desenvolvimento. A filosofia deste modelo tem como objetivo principal auxiliar no desenvolvimento da criança e a melhorar seu desempenho e capacidades adaptativas, de modo a atingir o máximo de autonomia ao longo da vida.

ABA- ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA

É uma abordagem da psicologia comportamental que foi adaptada e aplicada ao ensino de crianças com autismo, baseia-se nos princípios de reforço positivo, solicitações graduais, repetição e as divisão das tarefas em pequenas partes, ensinadas inicialmente em separado.

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL - TCC

É uma forma de psicoterapia que se baseia no conhecimento empírico da psicologia. Ela abrange métodos com relação aos transtornos mentais que, direcionado a diferentes transtornos e em conhecimento psicológico a respeito da maneira como seres humanos modificam seus pensamentos, emoções e comportamentos, têm por fim uma melhora sistemática dos problemas tratados.

Contato

   R. Sampaio, 14 - Granbery, Juiz de Fora – MG
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